Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

portugal dos pequeninos

Um blog de João Gonçalves MENU

VGM

João Gonçalves 7 Mai 14



«Como poeta Vasco Graça Moura nunca teve o reconhecimento que merecia. Por um lado porque nunca se encaixou em nenhum grupo e, sobretudo, não estava alinhado com o 'mainstream' literário português. Há mesmo muita gente que diz que nunca lerá Vasco Graça Moura devido às posições políticas que ele tomou ao longo da vida. Mas ele tinha muita consciência disso e, de certa forma, também cultivava uma espécie de solidão poética que se afirmava pela ironia, o sarcasmo, o diálogo com as tradições ocidentais (...) Acredito que agora e com o inevitável apagamento da sua voz política, a sua voz poética possa ressurgir na sua verdadeira dimensão.»


1 comentário

De Isabel de Deus a 09.05.2014 às 01:29

Essa gente" que nunca lerá VGM" è exactamente a mesma que me obriga a ler e fazer ler aos meus alunos o "Memorial do Convento", romance de alguém que considero detestável pelas posiçoes políticas que transfere para a obra, a saber:luta de classes, ateísmo militante,arte ao serviço da revolução... enfim, a cartilha ou cassette estalinista. Este país é uma democracia muito deficiente, até no modo como trata os seus escritores.
Digamos que através dos programas escolares de Língua Materna, infelizmente ainda vigentes, os jovens são sujeitos a autênticas lavagens ao cérebro.

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • João Gonçalves

    Primeiro tem de me explicar o que é isso do “desta...

  • s o s

    obviamente nao é culpa do autor ter sido escolhi...

  • Anónimo

    Estou de acordo. Há questões em que cada macaco se...

  • Felgueiras

    Fui soldado PE 2 turno de 1986, estive na recruta ...

  • Octávio dos Santos

    Então António de Araújo foi afastado do Expresso p...

Os livros

Sobre o autor

foto do autor