Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

portugal dos pequeninos

Um blog de João Gonçalves MENU

"J'accuse"?

João Gonçalves 27 Nov 14

 

Sei, como agora se diz, de "fonte segura" que José Sócrates me considerava - ao nível da blogosfera porque não havia nem nunca houve outro -, cito, "um dos meus (seus) maiores inimigos". Por razões várias, incluindo do foro da deontologia profissional, não direi uma palavra sobre o processo que o envolve. Registo, todavia, os termos da defesa conspícua da sua honorabilidade para a chamada memória futura. E, de tudo o que lá vem, registo ainda com maior interesse a conclusão: «este processo só agora começou.» Será que, "pela primeira vez na nossa história" (expressão leviana repetida à exaustão nos últimos dias), vamos assistir a um ersatz à nossa medida do "caso Dreyfus" na opinião pública portuguesa? Talvez não fosse mau para a desencarcerar de vez de "convicções indesmentíveis" venham elas de onde vierem.

5 comentários

De João Gonçalves a 27.11.2014 às 19:35

Tem todo o direito a que lhe "pareça" mas "parece-lhe" mal. Porque interpretar é formular cálculos sobre intenções alheias. Foi o que fiz aqui, recorrendo a uma "imagem" histórica conhecida, com o que a pessoa em causa escreveu. É o que me "parece" apenas, e só, sobre isso. E não sobre outra coisa qualquer designadamente o fundo da questão.

De fado alexandrino a 27.11.2014 às 22:31

Muito obrigado.<br />O comunicado do detido prima pela singeleza que se pode resumir em duas ou três palavras "sou inocente e vou dar cabo de todos vocês".<br />Está totalmente de acordo com a pessoa, como aliás seria natural.<br />Agora um apontamento via Wikipedia<br /><br /><br />"Dreyfus nunca pediu nenhuma compensação ao estado francês pela injustiça militar, nem pelo grande trauma sofrido e nem pelos danos financeiros."<br /><br /><br />Já não há disto hoje.<br />Melhores cumprimentos.

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Gabriel Pedro

    Meu Caro,Bons olhos o leiam.O ensaio de Henrique R...

  • Maria Petronilho

    Encontrei um oásis neste dia, que ficará marcado p...

  • André

    Gosto muito da sua posição. Também gosto de ami...

  • Maria

    Não. O Prof. Marcelo tem percorrido este tempo co...

  • Fernando Ferreira

    Caríssimo João, no meio da abundante desregulação ...

Os livros

Sobre o autor

foto do autor