Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

portugal dos pequeninos

Um blog de João Gonçalves MENU

"J'accuse"?

João Gonçalves 27 Nov 14

 

Sei, como agora se diz, de "fonte segura" que José Sócrates me considerava - ao nível da blogosfera porque não havia nem nunca houve outro -, cito, "um dos meus (seus) maiores inimigos". Por razões várias, incluindo do foro da deontologia profissional, não direi uma palavra sobre o processo que o envolve. Registo, todavia, os termos da defesa conspícua da sua honorabilidade para a chamada memória futura. E, de tudo o que lá vem, registo ainda com maior interesse a conclusão: «este processo só agora começou.» Será que, "pela primeira vez na nossa história" (expressão leviana repetida à exaustão nos últimos dias), vamos assistir a um ersatz à nossa medida do "caso Dreyfus" na opinião pública portuguesa? Talvez não fosse mau para a desencarcerar de vez de "convicções indesmentíveis" venham elas de onde vierem.

5 comentários

De Fernando Ferreira a 27.11.2014 às 15:33

Caríssimo João, antes ser «um dos maiores» que «um dos piores» inimigos.

De PALAVROSSAVRVS REX a 27.11.2014 às 15:39

Encolher os ombros nesta hora de retribuição nacional ao Prisioneiro 44 não lembra a Belzebu. Mas de facto nem todos sentem como suas as dores dos portugueses vítimas da rapacidade devastadora das Elites Regimentais. É pena.

De fado alexandrino a 27.11.2014 às 18:22

Bem, para quem não ia dizer uma palavra ...chamar à liça Dreyfus parece-me uma profissão de fé para um dos lados do tamanho da Sé de Braga.

De João Gonçalves a 27.11.2014 às 19:35

Tem todo o direito a que lhe "pareça" mas "parece-lhe" mal. Porque interpretar é formular cálculos sobre intenções alheias. Foi o que fiz aqui, recorrendo a uma "imagem" histórica conhecida, com o que a pessoa em causa escreveu. É o que me "parece" apenas, e só, sobre isso. E não sobre outra coisa qualquer designadamente o fundo da questão.

De fado alexandrino a 27.11.2014 às 22:31

Muito obrigado.<br />O comunicado do detido prima pela singeleza que se pode resumir em duas ou três palavras "sou inocente e vou dar cabo de todos vocês".<br />Está totalmente de acordo com a pessoa, como aliás seria natural.<br />Agora um apontamento via Wikipedia<br /><br /><br />"Dreyfus nunca pediu nenhuma compensação ao estado francês pela injustiça militar, nem pelo grande trauma sofrido e nem pelos danos financeiros."<br /><br /><br />Já não há disto hoje.<br />Melhores cumprimentos.

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • João Gonçalves

    Primeiro tem de me explicar o que é isso do “desta...

  • s o s

    obviamente nao é culpa do autor ter sido escolhi...

  • Anónimo

    Estou de acordo. Há questões em que cada macaco se...

  • Felgueiras

    Fui soldado PE 2 turno de 1986, estive na recruta ...

  • Octávio dos Santos

    Então António de Araújo foi afastado do Expresso p...

Os livros

Sobre o autor

foto do autor