Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

portugal dos pequeninos

Um blog de João Gonçalves MENU

UM LIVRO

João Gonçalves 23 Dez 05


Agora que tanto se fala em livros por causa dos "balanços" e do horrível Natal, volto - seguindo o conselho de Cioran que recomenda a leitura de um mesmo livro várias vezes para se considerar "lido" - às Memórias de Adriano de Marguerite Yourcenar, traduzido por Maria Lamas. Li-o pela primeira vez quando era adolescente e me supunha subtil e, horror dos horrores, "romântico". Ofereci cópias e cópias a putativos leitores pelas mais desvairadas razões e obscuros propósitos. Numas derramei melancólicas dedicatórias cuja autoria estaria hoje porventura disposto a renegar. Não tenho a certeza que esses leitores forçados tivessem compreendido os interstícios da escrita de Yourcenar e a beleza, não apenas da forma, mas do singular traço que reconstroi "ficcionalmente" uma vida e um pensamento que caminha lentamente para a morte. É um livro sobre triunfos e derrotas. Anos volvidos, voltei a ler o original numa edição "poche". Por causa de mais uma oferta - suponho que a derradeira -, fui à estante e retomei a antiga paixão no exacto ponto onde a tinha deixado da última vez: em lugar nenhum. E avancei, de novo, à descoberta de Adriano, moribundo e despojado já de tudo, nas frases inesquecíveis de Yourcenar que me lembram outros tempos de um tempo que não existe mais. Não só o de Adriano, mas sobretudo o meu.

1 comentário

De Anónimo a 15.01.2006 às 18:04

Cioran links...
http://www.geocities.com/PlanetCioran/links.html

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • João Gonçalves

    Primeiro tem de me explicar o que é isso do “desta...

  • s o s

    obviamente nao é culpa do autor ter sido escolhi...

  • Anónimo

    Estou de acordo. Há questões em que cada macaco se...

  • Felgueiras

    Fui soldado PE 2 turno de 1986, estive na recruta ...

  • Octávio dos Santos

    Então António de Araújo foi afastado do Expresso p...

Os livros

Sobre o autor

foto do autor