Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

portugal dos pequeninos

Um blog de João Gonçalves MENU

MUITO PROVAVELMENTE

João Gonçalves 14 Set 10

Ontem, no mesmo programa da D. Clara, na sic, (porque aquilo não era um telejornal, era um programa de tv estilo "ídolos" com 15 mil candidatos a ídolo de Portugal), apareceu Sousa Tavares que perpetrou um comentário quase de hora a hora. Num deles, Sousa Tavares afirmou ter estado sempre convencido que os condenados do processo Casa Pia eram culpados. Por outro lado, ouvi no rádio do carro, a propósito da mesma coisa, a expressão «muito provavelmente", tirada do acórdão, para explicar por que a conhecia b. Não se sabe ao certo se a conhecia b mas «muito provavelmente» sim senhor. Juntando ambas as asserções, a de Sousa Tavares e o «muito provavelmente», também posso afirmar que, muito provavelmente, os condenados são culpados. Mas isto é apenas um post num blogue. Não é um acórdão de um tribunal nem um escritor como Sousa Tavares, muito provavelmente, e por ordem, uma das melhores justiças do mundo e um dos maiores pensadores contemporâneos.

Tags

20 comentários

De Ibn Erriq a 14.09.2010 às 08:35

Ó João gostavas e desejavas que a decisão do tribunal fosse outra? É isso?

De João Gonçalves a 14.09.2010 às 09:00

É o que "vês" lá escrito? Se é, o que é que se pode fazer?

De iupi a 14.09.2010 às 09:42

para falar do tal do acordão, muito provavelmente, o melhor a fazer é ler o original e dispensar a súmula feita por jornais e jornalistas histéricos.

De Zé Rui a 14.09.2010 às 09:48

Caro João,

Não sou Jurista, mas penso que as condenações/ absolvições por parte de um Juiz são feitas com base na firme convicção do próprio (depois de ouvir as partes). Raramente o Juiz tem a certeza absoluta……
Isto aconteceu neste caso e em, quase, todos os outros que são julgados neste rectângulo à beira da Europa, não?

De Francisco Crispim a 14.09.2010 às 10:10

O acórdão é uma desgraça.
Vai ser facílimo, por exemplo, redigir o recurso de Carlos Cruz. E, face às "provas" apresentadas pelo tribunal de 1ª instância (exclusivamente baseadas em testemunhos dos assistentes e de um dos arguidos...), a Relação mais não poderá fazer do que invalidar a sentença.
Como se verá.

De Anónimo a 14.09.2010 às 10:21

Dr. Gonçalves,
No seu "post", o termo ou verbo "perpetrou" para caracterizar a acção de sousa-pavão-tavares, ao comentar, foi usado com a máxima propriedade. E aplica-se muitas vezes ao dito tudólogo: ele perpetra frequentemente.

Ass.: Besta Imunda

De Fado Alexandrino a 14.09.2010 às 12:18

Abriram a tal caixinha, e começou o circo.

"Isto porque neste processo pelo qual explicamos porque é que chegamos a determinada conclusão, interpretámos determinado gesto, modo de estar, ou de falar, com determinado sentido, há necessariamente uma componente de convicção não inteiramente objectivável".

Aqui

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1662076

De Anónimo a 14.09.2010 às 12:59

Os tribunais funcionam seguindo uma praxis mais do que bimelinar, sucessivamente apurada. A sua opinião é legítima, mas é uma manifestação de ignorância sobre os fundamentos técnicos da arte de julgar, e que são comuns a todas as sociedades civilizadas influenciadas pelo direito romano. Não sou especialista, mas sei o suficiente para poder dizer isto.

A ideia de que o tribunal precisa de provar com o rigor de uma demonstração matemática todos os factos validamente provados de um ponto de vista jurídico é ingénua. Só Deus o pode sempre, porque é omnisciente. Aos juízes, compete-lhes fazer um juízo livre baseado na lei. Sempre que o direito foi respeitado (nomeadamente na produção de leis que respeitam o direito natural), foi assim, e, não obstante as opiniões, assim será. Ainda bem!

Alfredo

De Anónimo a 14.09.2010 às 14:05

muito provavelmente és pedófilo

De Anónimo a 14.09.2010 às 14:06

Com maior probabilidade de se acertar: muito provavelmente devias pôr as barbas de molho.

Comentar post

Pág. 1/2

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • João Gonçalves

    Primeiro tem de me explicar o que é isso do “desta...

  • s o s

    obviamente nao é culpa do autor ter sido escolhi...

  • Anónimo

    Estou de acordo. Há questões em que cada macaco se...

  • Felgueiras

    Fui soldado PE 2 turno de 1986, estive na recruta ...

  • Octávio dos Santos

    Então António de Araújo foi afastado do Expresso p...

Os livros

Sobre o autor

foto do autor