Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

portugal dos pequeninos

Um blog de João Gonçalves MENU

Em modo de apocalipse estável

João Gonçalves 28 Mai 13



Não há homens para um novo "28 de Maio", não vale a pena assustarem-se em vão. Não há tropa e, sobretudo, não há elites. Os media, que substituiram as elites, dão geralmente ao povo aquilo que o povo quer que lhe dêem. Circo e pão, embora este último não abunde por motivos de todos conhecidos. Há 87 anos o povo seguiu os militares a partir de Braga porque havia um "divórcio" entre a ditadura da República - citadina, pequeno-burguesa e praticamente limitada a Lisboa - e o resto do país. Há 87 anos começou a Ditadura, um interlúdio entre a I República, jacobina e terrorista, e o Estado Novo do Doutor Salazar e da Constituição de 1933. Não está muito estudada porque ficou entalada entre um fracasso e uma promessa que parece ser, aliás, o "mote" destes quase quarenta anos de "novo" regime. Fora as liberdades e algum conforto material agora ameaçado pelas circunstâncias que nem a Europa, minada por uma estupidez política endémica de que não se livra, consegue puxar para cima, Portugal flutua à sombra de si próprio quando começa a não haver desculpas para "este" regime. Karl Kraus, no princípio do século passado, após Sarajevo, escrevia que "o estado em que vivemos é o verdadeiro apocalipse - o apocalipse estável." Não temos guerras nem revoluções, de Maio ou outras, mas é como estamos, em modo de apocalipse estável.

2 comentários

De observador labrego a 28.05.2013 às 16:36

Calma! Isto está mais como o Titanic: A afundar-se, mas com a banda a tocar!

Quanto ao resto, isto só demonstra a inépcia e apego ao Poder do Estado dito Novo: tanta sapiência da governação e tanta elite iluminada para produzir isto.

(PS - É fácil atribuir a Salazar o mal de tudo, esquecendo-se que, se ele fez o que fez e como o fez, foi porque as tais elites o deixaram fazer.)

De murphy a 29.05.2013 às 15:13

É estranho, mas apesar da triste realidade que o mesmmo retrata, foi um gosto ler este post...

Deixo o link para um texto com alguns pontos de contacto:
http://jornalismoassim.blogspot.pt/2013/02/portugal-lisboa-e-o-resto-do-pais-1.html

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Gabriel Pedro

    Meu Caro,Bons olhos o leiam.O ensaio de Henrique R...

  • Maria Petronilho

    Encontrei um oásis neste dia, que ficará marcado p...

  • André

    Gosto muito da sua posição. Também gosto de ami...

  • Maria

    Não. O Prof. Marcelo tem percorrido este tempo co...

  • Fernando Ferreira

    Caríssimo João, no meio da abundante desregulação ...

Os livros

Sobre o autor

foto do autor