Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

portugal dos pequeninos

Um blog de João Gonçalves MENU

Do passivo europeu

João Gonçalves 3 Mai 12

 

No longo debate televisivo entre Sarkozy e Hollande, o primeiro louvou-se várias vezes em Mitterrand - com manifesto mau gosto porque não lhe chega sequer aos calcanhares políticos -  para atacar o segundo. E atirou-lhe delicadamente à cara com Zapatero como o "exemplo" socialista que, alegadamente, Hollande seguiria uma vez eleito. Também mencionou Papandreou. Sucede que em matéria de socialistas "modernos", foi Sarkozy, e não Hollande, quem passou os cinco anos de mandato a apaparicá-los como no caso do infalível Sócrates, um íntimo do ainda presidente francês. Eram todos uns gajos "porreiros", independentemente de se chamarem Sarkozy, Merkel, Zapatero, Berlusconi ou Sócrates, como se via nos conselhos europeus. E como se viu, em especial, no extravagante evento que bolçou o tratado de Lisboa o qual, à semelhança de outros espectáculos de semelhante índole, nós organizámos com pompa e circunstância provinciana à beira Tejo. Os socialistas eram "bons" para Sarkozy desde que fossem bons para Sarkozy. Agora deixaram evidentemente de ser. Estes "porreiros" todos juntos representaram e representam o passivo da Europa actual. Se Sarkozy puder ser riscado desta conta-corrente no próximo domingo, eu, enquanto europeu, fico grato aos franceses.

7 comentários

De Respeitinho a 03.05.2012 às 07:39

Respeitinho, Dr. Gonçalves. Respeitinho. Lá vem V. Exa. com a apologia do Sr. Miterrand . Como se fosse melhor do que Hollande .

De Francisco Crispim a 03.05.2012 às 11:24

Pois. E V. vai ficar satisfeito com o Sócrates francês, essa nulidade mental chamada Hollande? Francamente... Espere e verá.

De eirinhas a 03.05.2012 às 11:35

Não estou assim tão confiante que a derrota de Sarkozy nos traga benefícios.As nossas experiências socialistas não nos dão essa confiança,embora tenha que lamentar que,ao contribuir para a sua derrota,cá em casa,dei o meu contributo à divisão da nossa Sociedade em duas categorias.

De S.Guimarães a 03.05.2012 às 18:33

Sarkozy ou Holland , Holland ou Sarkozy , é tudo igual. A única certeza, é que os grandes políticos, aqueles que faziam a diferença, desapareceram muito antes da queda do muro de Berlim.
Neste momento existem apenas estadistas anões, palradores excelentes, mas sem qualquer substância.
De Gaulle , Foster Dulles , Conrad Adenauer e muitos outros, nunca tiveram seguidores à altura das responsabilidades do advento do mundo moderno e chamado global.
Enquanto não aparecerem verdadeiros Estadistas, esta malfadada Europa nunca terá a prosperidade que todos desejam, e os povos que fazem parte dela, serão sempre as eternas vítimas das experiências falhadas, de políticos vaidosos, mas sem talento.

De Luis de Matos a 04.05.2012 às 20:59

Caro João:
Estou consigo!

De maria a 04.05.2012 às 22:31

recomendo-lhe a biografia de Hollande que circula na internet francesa, do melhor que há, inacreditável. é a tal história, vendem-se presidentes como sabonetes! o homem tem um curriculum vitae, desgraçou tudo por onde andou! veja!

De hebo19 a 04.05.2012 às 23:26

Boa noite a todos,

Lamentavelmente a politica mundial, anda actualmente, em torno disto. E eu chamo a isto teatro. Já não existem linhas politicas bem definidas, nem partidos a pô-las em prática.
Sinceramente também não sei se esta alteração para a esquerda em França será benéfica em Portugal. Pois acho que o nosso futuro tem de estar bem definido cá dentro, e não no panorama Europeu.
Portugal tem de se tornar mais "português" e deixar de se "desculpar" tanto com o resto dos problemas que existem na Europa.
Quanto à informação que há na Internet sobre este e aquele, só gostaria de fazer o reparo de que nem tudo é verdadeiro.

Cumprimentos a toda a gente

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • João Gonçalves

    Primeiro tem de me explicar o que é isso do “desta...

  • s o s

    obviamente nao é culpa do autor ter sido escolhi...

  • Anónimo

    Estou de acordo. Há questões em que cada macaco se...

  • Felgueiras

    Fui soldado PE 2 turno de 1986, estive na recruta ...

  • Octávio dos Santos

    Então António de Araújo foi afastado do Expresso p...

Os livros

Sobre o autor

foto do autor