Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

portugal dos pequeninos

Um blog de João Gonçalves MENU

É SÓ ISTO

João Gonçalves 13 Abr 10

Como católico, considero intelectualmente desonestas as declarações do Cardeal Tarcisio Bertone que, no Chile, teve a brilhante ideia de ligar a homossexualidade à pedofilia. E são desonestas porque, num homem com a sua formação, é inadmissível um "raciocínio" digno da superstição mais primitiva e analfabeta. A pedofilia é um crime e uma patologia. E a sexualidade, em versão hetero, homo ou ambas, não é nem um crime nem uma patologia. É só isto.

42 comentários

De Anónimo a 13.04.2010 às 21:39

A Igreja não é um partido, para que estas coisas se discutam. Come e cala.

De Anónimo a 13.04.2010 às 21:39

Mas num contexto como o dos abusos sexuais cometidos por padres, em que quase todos os casos são relativos a pedofilia homossexual, sendo raras as situações de pedofilia heterossexual, é possivel não notar a prevalencia da orientação homossexual nos padres pedofilos?

De Anónimo a 13.04.2010 às 21:46

o que o cardeal disse e os media truncaram, foi que "segundo os estudos, nos casos de pedofilia entre padres católicos, 80% são situações de homossexualidade reprimida e que não estão relacionadas com o celibato".
E resumiu: "ou seja: são situações que têm a ver com homossexualidade e não com o celibato".
Referia-se à pedófilia na Igreja Católica e não à pedofilia em geral.
Foi isso.
Parabéns, caiu na ratoeira dos jornalistas, caro João Gonçalves!

De Anónimo a 13.04.2010 às 21:49

A este propósito, é indispensável ler: Massimo Introvigne, Pedophile Priests. The Social Construction of a Moral Panic, em http://www.cesnur.org/2010/mi_preti_pedofili_en.html

Aí se refere, entre outros dados interessantes, com base num estudo do insuspeito John Jay College, que "While it may hardly be politically correct to say so, there is a fact that is much more important: more than 70% percent of pedophiles are males who abuse other males. And over 90 percent of Catholic priests convicted for sexually abusing minors abused males. If a problem has sprung up in the Catholic Church, it is not due to celibacy but to a certain tolerance of homosexuality in seminaries, particularly in the 1970s, when most of the priests later convicted for the abuses were ordained."

De João Gonçalves a 13.04.2010 às 22:00

O que se diz no post acerca da infelicidade das declarações - vi e ouvi-as perfeitamente - serve para alguns comentários. Já feitos ou por vir.

De Anónimo a 13.04.2010 às 22:03

João, de forma muito directa, dê-nos a sua explicação para o facto de a maioria dos casos de pedofilia na Igreja serem de natureza homossexual, sendo muito menos frequentes, nesta instituição, os casos de pedofilia heterossexual?
Porque é que isto sucede? Porque é que os padres pedofilos se orientam mais para os rapazes e menos para as raparigas? Será o celibato que desenvolve nestes padres o gosto por rapazes e a aversão sexual ás raparigas?
Ou serão factos exteriores ao celibato?

De João Gonçalves a 13.04.2010 às 22:09

Não sabe ler? A pedofilia é um crime. E quem a pratica é um criminoso. Se for padre, é um criminoso que é padre. Se for pedreiro, é um criminoso que é pedreiro. Se for professor, é um criminoso que é professor. Se é um estimável pai de família, é um criminoso que é um estimável pai de família. E assim sucessivamente.

De Pedro Morgado a 13.04.2010 às 22:46

Os anónimos que aí estão a citar o Cardeal não sabem o que dizem. Eu ouvi as palavras da boca dele e o que ele disse foi exactamente o que João Gonçalves aqui refere.

De Anónimo a 13.04.2010 às 22:52

Meu caro. Meteu o pé na poça. Precipitou-se na análise.

O cardeal Bertone refere-se aos padres pedófilos e estes são-no, porque são homossexuais.

Já vários responsáveis da Igreja declararam que é preciso mais cuidado na selecção de candidatos ao Seminário e os homossexuais devem ser excluídos.

Já reparou que a pedófilia de padres é quase exclusivamente homossexual?

De Anónimo a 13.04.2010 às 23:02

O que não esperava era um João Gonçalves "politicamente correcto"...
Por vezes turva-se-lhe a inteligência. E é pena dado ser o blogger que mais gosto de ler.

Comentar post

Pág. 1/5

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Gabriel Pedro

    Meu Caro,Bons olhos o leiam.O ensaio de Henrique R...

  • Maria Petronilho

    Encontrei um oásis neste dia, que ficará marcado p...

  • André

    Gosto muito da sua posição. Também gosto de ami...

  • Maria

    Não. O Prof. Marcelo tem percorrido este tempo co...

  • Fernando Ferreira

    Caríssimo João, no meio da abundante desregulação ...

Os livros

Sobre o autor

foto do autor