Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

portugal dos pequeninos

Um blog de João Gonçalves MENU

SALAZAR VULGARIZADO

João Gonçalves 9 Fev 09


Alguns prosélitos e prosélitas costumam "acusar-me" de "salazarista". Vou tentar não os desiludir. A SIC escolheu um imberbe para dar corpo e voz ao antigo presidente do conselho numa daquelas múltiplas estúpidas "mini-séries" com que as televisões, de vez em quando, entendem "rever" a história do país. Desta vez tratou-se da "vida privada" de Salazar. A "tese" é primitiva. No fundo, e apesar de "ascético" e "casto", o homem apreciava o chamado belo sexo e teria tido umas quantas "amantes" e candidatas a "amantes" que muito suspiraram por aceder à altivez distante da criatura. Quem pretender estudar seriamente o Estado Novo e o seu principal mentor não precisa da vida "íntima" de Salazar para nada. Sobretudo porque Salazar fez sempre questão de dela nunca transpirar mais do que ele pretendia que transpirasse. E era, de facto, muito pouco. A jornalista francesa, a condessa não sei das quantas ou filha do dono da quinta são pormenores perfeitamente desprezíveis na consideração da dimensão política do homem. Aliás, qualquer parvenu deste regime dava, nessa matéria, para construir verdadeiras telenovelas mexicanas apesar de me repugnar a manipulação da vida privada para fins políticos. Salazar consolava-se aparentemente com a "prata da casa" e não precisava de ir à sucapa ao estrangeiro, por exemplo, para se aliviar das suas putativas "fantasias". Pelo menos nisso, era um homem comum. Ora uma das características da democracia é justamente a vulgaridade, uma vulgaridade "ampliada" diariamente pelas televisões e pelas revistas trash. Por isso, não tragam - até porque não vale a pena - a memória de Salazar para esse peditório. Teria muitos defeitos, mas vulgar, como esta gente, nunca foi.

23 comentários

De Portaria ILEGAL a 09.02.2009 às 13:49

Visite o blogue: http://portaria-59.blogspot.com/
e veja porque Salazar faz falta

De Anónimo a 09.02.2009 às 14:09

O guião é péssimo e a realização pior.
A caracterização então nem se fala.
Xico

De rei dolce a 09.02.2009 às 15:05

não tendo vivido neste tempo,detestei o que vi ontem na SIC.
Mas lá esta, o nome Salazar vende muito e bem, mesmo mal feito.

De Oberon a 09.02.2009 às 15:13

E as sopeiras todas e Salazar nao era normal? em Portugal nessa altura?

De garganta funda... a 09.02.2009 às 15:36

Não interessa divulgar a obra e o pensamento do Prof.Dr.Oliveira Salazar.

O Prof.Salazar governou uma nação pluri-continental do tamanho da Europa e consta que morreu pobre e nunca se deixou manipular pelos banqueiros ou plutocratas.

Muitas das características do Prof.Salazar não interessa divulgar, não vá os habituais "pigmeus" democráticos chorar baba e ranho.

Assim opta-se pela alegada "vida intíma" do ex-Presidente do Conselho para o vulgarizar e trivializar em igualdade com a casta actual dos politicos portugueses.

De facto, a tentativa de vulgarizar o português mais influente do sec.XX, é um autêntico fiasco.

Salazar ficou e está na História como um político de categoria mundial, um professor catedrático de finanças com obra publicada e realizada e um pensador politico e social com muita actualidade.

De Anónimo a 09.02.2009 às 16:01

CARO AMIGO

QUANTO MAIS TENTAREM DESVALORIZAR, O GRANDE ESTADISTA E PORTUGUES, CLARO MAIS O ELEVAM A UMA CATEGORIA SUPERIOR....PORQUE ELE ERA MESMO SUPERIOR.

CHOCAR-ME-IA SE ELE GOSTASSE DE HOMENS, AGORA UM HOMEM COM H GRANDE
GOSTA SEMPRE DO BELO DO FEMENINO
NADA DE CONFUSÕES.
BEM TENTAM ESTES GANGS DENEGRIR ESSE GRANDE FILHO QUE A NAÇÃO NOS DEU....

A INVEJA FOI SEMPRE UMA CARACTERISTICA PORTUGUESA.

UM ABRAÇO

(SEM PALAVRAS)

De Daniela Major a 09.02.2009 às 16:39

Mal ou boa, não sei porque não vi por isso não posso julgar, parece-me que este tipo de séries tem apenas uma qualidade: serve para desmistificar um homem que apesar de todas as suas qualidades e defeitos, foi apenas isso, um homem.
Esta série, que veio de um livro, não serve para "estudar", nem sequer para "reflectir" no que foi o Estado Novo e saber quantas amantes teve Salazar não acrescenta nem tira nada à História.
Mas pode ser um bom ponto de partida para se começar a analisar friamente sem facciosismos quem foi realmente Salazar e a vida intima é um começo tão bom como outro qualquer.

De Anónimo a 09.02.2009 às 17:02

não gostava da 2ª república por ser nacional-socialista.
tinha consideração pela pessoa correcta que era. pensador, economista e financeiro(sem subprime).
não há ditadores civis, estes servem as forças armadas e servem-se delas.
não gostei que quizesse ficar de fora do plano Marshall.
os aspectos da sua vida privada não me interessam.
o meu receio é a degradação total de portugal.
vem aí o balde de cal.

radical livre

De Anónimo a 09.02.2009 às 17:19

Quando se começar a analisar a vida íntima destes homnídeos que tentam desesperadamente diminuír e achincalhar Salazar,então é o bonito!

Essa fantochada é muito bem aceite porque se trata do grande estadista e por isso um alvo a abater pela quadrilha corrupta e apanascada.

Apliquem o mesmo critério às figuras de Cunhal e quejandos e seria o bonito!
Caía o Carmo e a Trindade!

Estes bandidos só têm um qualificativo,NOJENTOS!

De Cáustico a 09.02.2009 às 17:43

Há por aí muito pigmeu, em todos os sentidos em que a palavra pode ser utilizada, que à falta de capacidade para analisar e criticar o arcaboiço político do grande estadista que foi o Professor Salazar, envereda pelos caminhos ínvios da sua vida privada. Que teve amores! E o seu conhecimento serve para se poder afirmar ou negar o seu valor como professor invulgar e estadista que sempre se interessou pela defesa do seu país, que levou sempre uma vida pacata e simples dedicada ao serviço da grei, até para servir de exemplo àquela cambada que nunca o aceitou porque só quer paródia, delira por mandar e chafurdar em dinheiro? Teve amores por que, como qualquer homem que se preza, gostava mais de mulheres e não de homens, como talvez seja o caso dos autores do livro e do filme e de quem autorizou a passagem na televisão.

Comentar post

Pág. 1/3

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • João Gonçalves

    Primeiro tem de me explicar o que é isso do “desta...

  • s o s

    obviamente nao é culpa do autor ter sido escolhi...

  • Anónimo

    Estou de acordo. Há questões em que cada macaco se...

  • Felgueiras

    Fui soldado PE 2 turno de 1986, estive na recruta ...

  • Octávio dos Santos

    Então António de Araújo foi afastado do Expresso p...

Os livros

Sobre o autor

foto do autor