Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

portugal dos pequeninos

Um blog de João Gonçalves MENU

NOVOS MONSTROS

João Gonçalves 1 Nov 06

Ao disparate do "Plano Nacional de Leitura" que, até agora, não passou de retórica vazia, sucede-se uma extravagância chamada "terminologia linguística para os ensinos básico e secundário (TLEBS)", dissecada neste artigo de Vasco Graça Moura. Ainda ontem um bando de "alunos" do Algarve manifestava-se à porta de um liceu "contra" as aulas de substituição, fechando-o a cadeado e balançando-se alarvemente em cima dos muros da escola. Os que falaram às televisões eram contra tudo, pais incluídos. Nem sequer sabiam bem do que é que estavam a falar. No meio deste deserto, o ministério da Educação dá o imprimatur a coisas como a "TLEBS" que, a ser levada a sério, só serviria para enterrar ainda mais os paupérrimos níveis de literacia escolar básica e secundária que, depois, vão desembocar nessa chaga nacional que é a universidade. Ao contrário do que o governo insinua, não se está a "preparar" nenhum "futuro". Por este andar, só sobrarão monstros, os novos monstros.

9 comentários

De José Nunes a 26.11.2006 às 17:08

Sobre a TBLS:
quando a nossa filha de 10 anos, aluna do 5º ano, chega a casa e nos diz que aprendeu na disciplina de Português que uma tília é um "nome comum, não animado" nós respondemos o quê? "Filha, ouviste mal, um ser animado é um ser que tem vida. Uma árvore, como qualquer planta é um ser vivo, logo não pode ser não animado". Pois, mas segundo estas luminárias, não é! Bolas para isto!
Quando os alunos de português são obrigados a negar a própria etimologia das palavras, estamos perdidos. Para além de ser um contra-senso científico, em si. Quem deu autorização a estes senhores e senhoras para fazerem das nossas crianças campo de experiências pseudo-linguísticas? E depois? Quem vai ensinar a estes meninos e meninas a gramática que deviam ter aprendido e não aprenderam? E o tempo, as horas de estudo e o esforço dispendido? Um ano inteiro, para nada? Ora badamerda!
Eu digo: NÃO À TLEBS! Basta de enormidades!

p.s.: sim, a clara tem razão. Esta TLEBS teve origem numa portaria do governo de Santana Lopes - Portaria n.º 1488/2004 http://www.spzn.pt/index.php?op=generico&id_sel=982 -
O problema está em que este Governo resolveu por bem aplicá-la.
Não é uma questão de esquerda ou direita, é uma questão nacional. O português é língua que todos falamos.

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • João Gonçalves

    Primeiro tem de me explicar o que é isso do “desta...

  • s o s

    obviamente nao é culpa do autor ter sido escolhi...

  • Anónimo

    Estou de acordo. Há questões em que cada macaco se...

  • Felgueiras

    Fui soldado PE 2 turno de 1986, estive na recruta ...

  • Octávio dos Santos

    Então António de Araújo foi afastado do Expresso p...

Os livros

Sobre o autor

foto do autor