Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

portugal dos pequeninos

Um blog de João Gonçalves MENU

TOMÁS TAVEIRA

João Gonçalves 17 Fev 06


Por causa de uma prosa que li no Hardblog o mês passado, reproduzida parcialmente aqui, percebi que reinava escândalo na cabeça de "ilustres" figuras da nossa "cultura" e da nossa arquitectura, em particular, por o arquitecto Tomás Taveira ter sido nomeado para o conselho consultivo do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR). O dito escândalo manifestou-se agora sob a forma de "carta aberta", com 150 assinaturas, entregue no ministério da Cultura. Entre outros mimos, as notabilidades consideram um "insulto" e um "ultraje" a presença de Taveira no referido conselho e lembram, quais inquisidores de dedinho espetado, que foi "reformado compulsivamente" da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Se lermos os nomes das notabilidades que se eriçam contra Taveira, encontramos a "nata" do establishment no sector. Ou seja, trata-se de uma reacção corporativa e tipicamente de capela por parte de umas criaturas talentosas - algumas são-no, de facto - que o regime tem protegido e abençoado. Estão lá praticamente todas. Esta gente, como na política, considera-se dona dos costumes e das coisas em que mexem e onde sobrevivem. Fazem parte de um petit comité que se protege mutuamente e que, quase sempre, encontra no poder alguém que se babe para cima deles. Muitos ocuparam anos a fio cargos oficiais e "custa-lhes" - o termo é este - que um "renegado" como Taveira também possa ocupar. Tomás Taveira é um grande nome da nossa arquitectura contemporânea e, para sua infelicidade, não é tão "perfeitinho" como os seus algozes. O seu nome caiu na "boca do mundo" apenas por ser um bom profissional com defeitos humanos. As "virgens ofendidas" da "carta aberta" imaginam-se modelos virtuosos e cumpridores de padrões "morais". São mais uns quantos que estão muito bem uns para os outros.

13 comentários

De Anónimo a 17.02.2006 às 19:51

... sem mais
... e, termina muito bem

"São mais uns quantos que estão muito bem uns para os outros"

De Rui Pena Borges a 17.02.2006 às 20:11

Naturalmente será um ponto de vista que o senhor JG, típica criação de um "portugal dos pequeninos", espera poder vir a transmitir ao Presidente Cavaco uma vez nomeado seu assessor cultural, cargo a que se candidatou com a conhecida falta de coluna vertebral que lhe é reconhecida.

De Anónimo a 17.02.2006 às 20:32

... será possível o que acabo de ler no ultimo comentário acerca da pessoa de JG?
... quando se perde a noção do que são os "valores" está tudo dito ...

De Anónimo a 17.02.2006 às 20:42

Qual é a diferença entre JG e Vitalino Canas?

De Anónimo a 17.02.2006 às 20:42

Eu ainda prefiro os que vão às meninas do que aos meninos...

De Anónimo a 17.02.2006 às 21:20

assessor cultural?Não é para todos é só para alguns...a inveja é lixada!!

De Anónimo a 18.02.2006 às 00:21

Como assessor nem perfazia um mês!!!

De antónio sampaio a 18.02.2006 às 00:28

Gostei do seu Blog. Realmente não conhecia. Peço-lhe que continue.

De Ultraperiférico a 18.02.2006 às 07:30

Sobre Tomás Taveira, o seguinte: Infelizmente, como constatamos ao olhar a deploravel paisagem urbana portuguesa, não hexistem lobbys suficientemente fortes de arquitectos qualificados. Haverá decerto privilégios junto de câmaras municipais e outros promotores, onde patos bravos e arquitectos frouxos constroiem coisas inenarráveis.
O João Gonçalves tem todo o direito de admirar, endeuzar, ou o que quizer, o arq. Taveira. No entanto os seus argumentos parecem-me, no mínimo, despropositados. É possível que o arq. Taveira não pertença, como ele gostaria, ao lobby dos arquitectos. Mas não pertencerá ele a outros lobbys? Quantos estádios de futebol ele projectou para o Euro? Que pensamento tem o arq. Taveira sobre, por exemplo, a cidade de Lisboa, que ele disse em tempos detestar? Que pensamento tem ele sobre questões de património arquitectónico? Conhece a proposta que Taveira chegou a apresentar após o incêndio do Chiado, prevendo engaiolar as ruas com edifícios desmesurados e grandes coberturas envidraçadas, ali mesmo ao lado da baixa pombalina?
Ninguém duvidará que Taveira seja um arquitecto hábil, exuberante e produtivo. Mas as suas propostas não são, do meu ponto de vista, nem arrojadas, nem qualificadas. Pelo contrário, apresentam uma parafrenália de formas e superfícies de complexidade artificiosa, rebuscada, por vezes kitsch, que as tornam um fenómeno de popularidade nesta nossa terra de pequeníssima estima pelas coisas da arte.
Quanto ao argumento sobre a vida privada do arquitecto, considero-a lamentavel, e desprimorosa para o próprio Taveira, porque aventuras ou desventuras pessoais só a ele dizem respeito. A contestação à arquitectura de Taveira é muito anterior ao escândalo mediático e por isso este caso não pode vir agora ser utilizado para limitar juízos estético sobre edifícios por ele projectados, ou condicionar uma avaliação objectiva sobre o seu comportamento profissional.
Quanto às assinaturas de protesto, ou qualquer outra manifestação de desagrado, talvez signifiquem apenas que ainda há gente que se manifesta em torno daquilo em que acredita. É um direito em democracia, e num país que se demite de posições firmes significa também sentido cívico.
A história encarregar-se-á de confirmar se a arquitectura de Taveira é ou não uma extravagância datada, se produziu ou não obras marcantes na escala mas medíocres no conceito. Ver-se-á também o papel reservado áqueles que o contestam.

De 1313 a 20.02.2006 às 15:39

a maioria dos taveiras e dos outros, os tais da "nata do establishment no sector", não valem nada. à custa dos conhecimentos e das cunhas o país está cada vez mais ignorante, feio, triste e sujo. no meio do desordenamento aparecem modernismos caixotescos que são provavelmente más copias do pior que se faz "lá fora".
além disso, a marina de albufeira é horrível.

Comentar post

Pág. 1/2

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • João Gonçalves

    Primeiro tem de me explicar o que é isso do “desta...

  • s o s

    obviamente nao é culpa do autor ter sido escolhi...

  • Anónimo

    Estou de acordo. Há questões em que cada macaco se...

  • Felgueiras

    Fui soldado PE 2 turno de 1986, estive na recruta ...

  • Octávio dos Santos

    Então António de Araújo foi afastado do Expresso p...

Os livros

Sobre o autor

foto do autor