Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

portugal dos pequeninos

Um blog de João Gonçalves MENU

A DANAÇÃO DE DAMMANN

João Gonçalves 27 Jan 10



No corredor do Coliseu encontro alguém que me diz que cancelaram uma coisa qualquer da medíocre temporada lírica em curso no São Carlos. E porquê? Porque prosaicamente faltou o tenor. Ora sou do tempo em que, com Paolo Pinamonti (e, antes dele, com os directores que conheci, de Paes a Serra Formigal, de Ribeiro da Fonte a Ferreira de Castro), se fazia o trivial, uma substituição. Num ano, 1982, Cossotto estava anunciada para uma Carmen e foi substituída por uma jovem e genialmente inesperada Victoria Vergara que deu ao São Carlos uma das melhores heroínas de Bizet de sempre. A escolha do encriptado Mário Vieira de Carvalho para o TNSC, o alemão Christoph Dammann, foi das coisas mais catastróficas que atingiram o coração do nosso único teatro de ópera, um teatro nacional. Gabriela Canavilhas, a actual titular da Cultura, tem a estrita obrigação de perceber isto sobretudo por causa da sua formação. E se não perceber, a evidência fala por si. Remova Dammann - e outras figuras menores - e reponha Pinamonti. Sou dos poucos à vontade para defender isto. No mesmo corredor e na mesma conversa participou o Prof. Jorge Miranda, um espectador com assinatura antiga no São Carlos. Tenciona acabar com ela. Moral da história: "acabem" com Dammann antes que ele acabe com o São Carlos.

Clip: Abertura Egmont, Beethoven. Georg Solti. 1996. Em resposta a um leitor, o concerto foi fraquinho. Gardiner esteve bem melhor no dia de ano novo em Veneza, no La Fenice, que acompanhei no canal Mezzo. Notava-se que a orquestra anda em "digressão artística". Maria João Pires foi Maria João Pires, nem mais nem menos.

8 comentários

De Anónimo a 27.01.2010 às 07:15

Tem razão,João.Acontece que o tenor e a sua presumível doença são um embuste...apesar de maligno (o tenor)...

De radical livre a 27.01.2010 às 07:34

que esperava encontrar numa republiqueta socialista à deriva

já nem o pm aparece na tv a vender a banha da cobra

o ministro da economia deve estar a contabilizar o que resta

De Anónimo a 27.01.2010 às 10:43

João,
Olhe que não é fácil substituir um cantor num repertório que nunca um cantor vivo cantou - "Carmens" bem ou mal, já quase todos fizeram. Não é por aqui, portanto.
A estranheza aqui é escolher um tenor estrangeiro para cantar em português e nem sequer tratar de assegurar que ao menos consegue cantar o papel.
Abraço
Rui

De Anónimo a 27.01.2010 às 16:57

Como diz o autor do ultimo comentário, é praticamente impossível substituir em cima da hora, um tenor para uma ópera que ninguém (vivo) cantou... No tempo deste director artístico já foram substituídos por doença, cantores principais para óperas em cena...
Apesar de tudo, a César o que é de César...

De Anónimo a 27.01.2010 às 17:35

Pois não,não é possível...paradoxalmente é mais fácil encontrar um «Ottelo»...mas temos de concordar que esta doença veio mesmo a matar...salvo seja...o problema é que o homem (Damann)é mesmo muito mau.Este é que é o problema!e isto deveria ser a gota de água para o por a mexer dali para fora.Os custos são bem mais elevados do que uma hipotética indemnização.Canavilhas tem obrigação de saber e de agir.

De Fado Alexandrino a 27.01.2010 às 20:31

Porque prosaicamente faltou o tenor.

Incrível.
O Governo está cheio deles, bem podia ter dado um ajudinha.

De ptc a 27.01.2010 às 20:37

Eu já desisti da assinatura - depois de épocas de frustrações acumuladas.
Quem quiser e puder, que vá a Berlim passar uma semana: tem 3 casas de Ópera e ainda a Neue Philarmonie, com espectáculos de altíssima qualidade todos os dias. Além de 107 museus (para além de tudo o mais).
Se ficar em Lisboa, é aproveitar os foyer abertos do S. Carlos, os concertos do 1º Domingo do mês na Gulbenkian, para além de outros (como os concertos abertos da Antena 2, o festival de órgão, também grátis), os quais são normalmente muito bons. E os dias da música, no CCB. Quem puder, tem ainda a Temporada Gulbenkian. S. Carlos? Não obrigada (com muita pena o digo mas não nasci para ser masoquista).

De Anónimo a 02.04.2010 às 12:53

Pois João,
Não te contaram teus informantes a culpa que tem o João Paulo dos Santos nisso tudo. Pois sonde para ver quem é que não entregou as partes da edição em tempo...e não avisou do atraso?
Certo que substituição é coisa de sempre num teatro de ópera MAS não em obra tão desconhecida como a Dona Branca. Ter um substituto à mão, isso sim, podia lá ser.

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • João Gonçalves

    Primeiro tem de me explicar o que é isso do “desta...

  • s o s

    obviamente nao é culpa do autor ter sido escolhi...

  • Anónimo

    Estou de acordo. Há questões em que cada macaco se...

  • Felgueiras

    Fui soldado PE 2 turno de 1986, estive na recruta ...

  • Octávio dos Santos

    Então António de Araújo foi afastado do Expresso p...

Os livros

Sobre o autor

foto do autor