Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

portugal dos pequeninos

Um blog de João Gonçalves MENU

DO TOSCO ENQUANTO TRIVIALIDADE NACIONAL

João Gonçalves 5 Abr 10


A "história das casinhas" foleiras, supostamente inventadas por Sócrates na versão engenheiro técnico camarário, não acrescenta um átomo a nada. Vinte ou duzentos "projectos", maior ou menor "desleixo" do seu autor e a eventual violação do princípio das incompatiblidades parlamentares mudam alguma coisa no país em relação a Sócrates ou de Sócrates em relação ao país? Não mudam. Pelo contrário, banalizam essa relação e trivializam o putativo faltoso desleixado (quem é que não gostava de ter imaginado trambolhos assim ou assado e ser, menos de vinte anos depois, 1º ministro?) . Porque, de uma forma geral, o português dito "médio" é como esse Sócrates dos anos oitenta, um parvenu acabado de chegar das berças para se sentar no parlamento. Um esperto deslumbrado. Até aquelas coisas que alegadamente desenhou são o retrato dessa mediania muito satisfeita consigo mesma que, apesar da mudança de visual, ele personifica. Julgo que ninguém minimamente alfabetizado possui alguma ilusão acerca do "progresso" e da "modernidade" representados por Sócrates. As "casinhas" são apenas um episódio na vida de um homem com uma não biografia apesar dos hagiógrafos das fichas e dos analfabetos funcionais espalhados pelos media sempre prontos para rameirais figuras. Ele existe precisamente porque não existe. Um dia, quando desaparecer do poder, muito adequadamente ninguém se lembrará dele. Porque, quando existe, é em tosco retocado algo que, nestes pequenos monumentos ao mau gosto, nem sequer houve o cuidado de disfarçar.

22 comentários

De Anónimo a 05.04.2010 às 14:15

sócrates tem uma "visão fetichista" da modernidade. isso vê-se bem nom caso do plano tecnológico e do magalhães. o que interessa é a acumulação de produtos. quanto mais, maior o progresso. e o mesmo em relação às novas oportunidades. o que importa é o certificado e não a "aprendizagem real", valha esta o que valer...mas depois do episódio do inglês técnico que dúvidas poderiam ainda restar em relação a tudo isto?

De radical livre a 05.04.2010 às 14:22

zé sapatilhas deixa rasto por onde passa.
ainda o elegem pr e secretário geral da onu.

De Anónimo a 05.04.2010 às 15:08

"Dessa mediania" ou "dessa mediocridade"?

De Anónimo a 05.04.2010 às 15:35

O autor deste post deixa nele transparecer toda as frustrações e complexos de superioridade próprios de uma elite pretensamente intelectual que é a expressão mais genuína da decadência deste país. Não são os sócrates, os cavacos ou quaisquer outros políticos.
A decadência torna-se visível através daqueles que se apresentam como uma espécie de vanguardas intelectuais ou guardas pretorianas da finesse.
Ademais não compreendo este repúdio de Sócrates numa pessoa que se baba perante Cavaco. Nos aspectos essenciais da ques~tão haverá alguma diferença entre o anjo beirão e o anjo argarvio?

De Anónimo a 05.04.2010 às 15:56

José Sócrates daria um excelente Presidente da República.

De farolencarnado a 05.04.2010 às 16:26

Nem para pedreiro-mor do reino!

De António P. Castro a 05.04.2010 às 17:10

Pergunta o Anónimo das 3:35 PM:

"Nos aspectos essenciais da ques~tão haverá alguma diferença entre o anjo beirão e o anjo argarvio?".

Há, sim senhor. É a diferença entre alguém destituído de honra e um homem honrado. Só isso.

De Anónimo a 05.04.2010 às 17:12

«Nos aspectos essenciais da ques~tão haverá alguma diferença entre o anjo beirão e o anjo argarvio?»
Há muitas. O Algarvio dá-se ao respeito e é respeitado, mesmo por muitos daqueles que o não apoiam; O Algarvio é ouvido, mesmo por aqueles que não o apoiam; O Algarvio sabe daquilo que fala; O Algarvio é uma referência ética da República; O Algarvio passou pelo Governo da República e deixou uma marca positiva no País (embora não seja isento de criticas, claro está); O Algarvio diz que é e é mesmo aquilo que diz ser; O Algarvio não é nem nunca foi suspeito de «coisas»...
O Beirão deveia chamar-se mosca: onde há merda ou está lá ou anda por perto!
TNSBA

De Karocha a 05.04.2010 às 17:37

A foto é uma graça!
Levou, aquilo a que chamo, "Um banhinho de Boutique".
Carote, mas enfim quem pode, pode.
Cá por mim ia à "boutique alcofa", poupava e o resultado era o mesmo!!!

De Anónimo a 05.04.2010 às 17:41

Esta criatura e o seu Partido Sócrates vão deixar a Portugal um rasto de dinheiro perdido aos milhares de milhões de euros em pseudo-reformas idiotas, operações de cosmética eleitoral, oferendas de computadores, de cursos, e o culto da prática continuada e oficializada das maiores badalhoquices. No fim o povo estará na mesma, ou pior, se é que isso é possível. E terá sede, e fome, de tudo.

Comentar post

Pág. 1/3

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • João Gonçalves

    Primeiro tem de me explicar o que é isso do “desta...

  • s o s

    obviamente nao é culpa do autor ter sido escolhi...

  • Anónimo

    Estou de acordo. Há questões em que cada macaco se...

  • Felgueiras

    Fui soldado PE 2 turno de 1986, estive na recruta ...

  • Octávio dos Santos

    Então António de Araújo foi afastado do Expresso p...

Os livros

Sobre o autor

foto do autor