Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

portugal dos pequeninos

Um blog de João Gonçalves MENU

MARCELO CENTRAL

João Gonçalves 5 Out 08


Faz por estes dias anos que Marcelo Rebelo de Sousa saiu da TVI por alegadas "pressões" do governo Santana Lopes exercidas sobre o "grupo Paes do Amaral". Foi de surpresa e resultou. O país indignou-se e solidarizou-se com Marcelo. Da esquerda à direita, passando pelo então PR, toda a gente estendeu uma passadeira vermelha ao professor e a humilhação do governo foi total. Agora, por recomendação desse corpo esquisito que é a ERC, Marcelo passou a ter direito a menos minutos de emissão e, tanto quanto sei, queriam colocá-lo a "debater" com Vitorino e acabar, de uma vez, com os monólogos dominicais. Contrariamente ao que fez há quatro anos, Marcelo tem andado a comentar a "nova" situação e não tirou a única consequência que era possível tirar da "alteração" o que o favoreceria mais do que alinhar nela. Aliás, os derradeiros comentários do professor têm-se ressentido desta "moleza". Cuidado em não ir muito longe nas críticas ao governo, mais "piedade" para com ministros que não merecem nenhuma e muitas "perplexidades" quanto ao seu próprio partido. Talvez Marcelo, inteligente como é, esteja a fugir propositadamente à derradeira reflexão. E se o seu "número", afinal, for um "número" apenas gasto?

9 comentários

De alves da costa a 05.10.2008 às 14:46

Marcelo devia, agora, aproveitar para fazer o pleno das tvs generalistas: reconciliava-se com o Balsemão e ia para a SIC.
Isso é que era de homem!
O problema é que a SIC está tão servil com o Sócrates como a RTP, se tal é possível.
Olhe, prof., e que tal o Canal de História? Um verdadeiro golpe de mestre, não?

De Anónimo a 05.10.2008 às 15:48

Resta a Marcelo sair. Hoje de manhã, pelas 8h30m, lá estava no Jornaleco da RTP, um papagaio que passou o tempito de antena a dizer de forma descarada tudo o que havia de melhor do Governo. São jornalistas vitalinos sem carimbo partidário e, a esses, nada é vedado nem regulado. Fui caminhar um pouco... faz melhor à saúde.

De cristina ribeiro a 05.10.2008 às 16:45

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades...

De Anónimo a 05.10.2008 às 20:49

Diagnostico que o pobre Marcelo está a ficar gágá. E lamento, como sempre lamento ver uma pessoa brilhante se deteriorar. Basta ouvir as múltiplas falhas de memória, troca de nomes, e discurso; além das mais proeminentes artérias temporais; além do emprobecimento do discurso e do português («há n semanas atrás» como se houvesse há n semanas à frente). Infelizmente, nada tem a ver com política, nem com a sua especialização: foi sempre um especialista em dizer mal do próximo. Tem a ver com a velhice prematura.
RIP

De dutilleul a 06.10.2008 às 00:16

Caro João Gonçalves,
Gosto muito de vir aqui e faço-o com frequência. Contudo, devo dizer-lhe que fico quase sempre um pouco agastado. Pessoas como eu, gostam deste lugar imundo que é a blogosfera (em 99% dos casos…) porque se pode interagir com a mensagem (em 99% dos blogues, pelo menos…).
Sucede que o senhor, em elevada percentagem, não deixa nada - mas mesmo nada - para comentar.
De modo que aqui fica o pedido para que deixe umas pontinhas por elucidar.

De Miguel Neto a 06.10.2008 às 14:01

Cá para mim, agora o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa só não sai da RTP por grande pressão do Governo para que ele lá fique.

De Anónimo a 06.10.2008 às 14:48

Estou com um problema sério. Esta a minha arte poética. Estou com um problema sério. Não tenho resposta, não quero aceitar como facto aquilo que a rapaziada do eixo do mal deu como garantido, Que o pm disse ao zé do Público para ele ver lá se tinha cuidado e que desse cuidado dependeria a manutenção da "boa relação" com o accionista, presumo o Belmiro... Isto é verdade, caralho??!! Se for verdade, a cena da Independente, o caso "Santana", todas essas coisadas de píncaros dos últimos anos estão para o país, comparados com isto, como a minha conta bancária está para a crise mundial dos mercados financeiros!!!

De dutilleul a 06.10.2008 às 18:07

Anónimo 2.48 PM
É, é mesmo verdade. Começou como rumor mas já é um facto implicitamente corroborado desde que o “provedor do leitor” do “Público” abordou o assunto; o director, JMF, justificou o silenciar da ameaça do Sr. Engenheiro invocando o exemplo seguido no Washington Post por ocasião do watergate.
Mas creio que a sua pergunta é apenas retórica. Não fora assim e não tinha começado a praguejar que é tudo aquilo que nos sobra fazer.

De Anónimo a 07.10.2008 às 16:44

MRS é mais uma excrecência do actual Regime...

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Gabriel Pedro

    Meu Caro,Bons olhos o leiam.O ensaio de Henrique R...

  • Maria Petronilho

    Encontrei um oásis neste dia, que ficará marcado p...

  • André

    Gosto muito da sua posição. Também gosto de ami...

  • Maria

    Não. O Prof. Marcelo tem percorrido este tempo co...

  • Fernando Ferreira

    Caríssimo João, no meio da abundante desregulação ...

Os livros

Sobre o autor

foto do autor