Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

portugal dos pequeninos

Um blog de João Gonçalves MENU

PERDA DE TEMPO

João Gonçalves 10 Mar 08


Chego a casa, vindo da TV Net, e dou com a D. Fátima a debater a forma do regime. Independentemente da qualidade intelectual de António Reis, Medeiros Ferreira, Teixeira Pinto e Ribeiro Telles, importa repetir o óbvio da história. Não foi nenhum republicano desvairado quem varreu definitivamente a hipótese monárquica. Foi Salazar. Salazar achava que a monarquia era uma instituição e não propriamente um regime. Por isso preferiu "roubar" a instituição, dissolvendo-a no regime. Defensor de que não valia a pena a nação dividir-se por causa do que não interessava - como hoje, aliás, não vale - Salazar meteu a "instituição" no bolso. E aqui ao lado - como recordou M. Ferreira - foi o "republicano" Franco que, na solidão do seu gabinete, designou pessoalmente Juan Carlos como seu sucessor, ignorando o respectivo paizinho. A "sucessão dinástica" não foi para aqui chamada para coisa alguma. Os monárquicos têm a mania que são mais "patriotas" do que os republicanos. Não são nem deixam de ser. Esquecem-se, todavia, que, por cá, a "teoria da sucessão dinástica", levada às últimas consequências pelo tio Filipe de D. Sebastião, privou o país da soberania na ordem externa entre 1580 e 1640. Pela circunstância de a I República ter sido uma ditadura medíocre, da II ter sido outra ditadura de género diverso e de a III ser esta "coisa em forma de assim", tal não torna a forma republicana do regime má em si mesma. Discuti-la agora é pura perda de tempo.

31 comentários

De Orlando a 11.03.2008 às 00:50

Não falta muito tempo. Segundo o tratado de Lisboa, Portugal vai paulatinamente deixar de ter embaixadores e política externa; as funções do PR deixará de fazer sentido,e até o nosso parlamento será um parlamento secundário no âmbito europeu.
Quando chegar esse tempo -- será a altura de discutir o assunto sem perda de tempo.

De Ségo-Sarko a 11.03.2008 às 01:19

Você não é NAAADA tendencioso!
Nem dado a julgamentos
apressados...
- Rui Rio é um "moralista" que tem de passar à acção. - Este debate é 1 "perda de tempo"
(e 'passo em branco' a opção da foto propositadamente).
Apre!!!!!
Olhe que o TEMPO REAL ainda existe!
Isto não 'está' tudo ao ritmo sumarizado e sumariável da blogosfera!

Enfim... para quem quer analisar e muitas vezes analisa bem, o ritmo do 'sitemeter' é um inimigo, acredite.

Vá por mim e alimente-se também de algumas incertezas...
Verá que é mais prudente! E acima de tudo que elas o acordarão para um tipo de sensibilidade que não lhe descubro, mas que é todavia indispensável para poder tomar o pulso a certas manifestações de vida menos evidentes.

De Anónimo a 11.03.2008 às 01:37

João Gonçalves no seu pior.

De Anónimo a 11.03.2008 às 02:02

Pois, mas em 1640 foi a monarquia que recuperou a independência. Em 1383 o mesmo, à revelia da "sucessão dinastica". Reduzir a monarquia linhas sanguineas não me parece intelectualmente honesto.

De Anónimo a 11.03.2008 às 02:51

Continua cheio de angústias,Gonçalves.Ou será só azia?

De Nuno Góis a 11.03.2008 às 04:28

Também fiquei estupefacto quando vi o tema do prós e contras, aliás acontece-me o mesmo quase todas as semanas...
Será que não há ou não se passa nada que seja importante, se não mesmo premente discutir, que não estes temas que vão sendo escolhidos pelo programa?

Discutir hoje monarquia ou republica não lembra mesmo a ninguém.

De Anónimo a 11.03.2008 às 09:07

no grande oriente o a. reis só se preocupa com o pagamento das cotas

De Fado Alexandrino a 11.03.2008 às 10:00

Discuti-la agora é pura perda de tempo.

Pelo contrário assim gastou-se tempo que, sei lá, alguém podia aproveitar para discutir alguma coisa que incomodasse o governo.
E assim este tempo foi muito bem usado.

De Nuno Castelo-Branco a 11.03.2008 às 10:01

De todo o debate, que segui com atenção, retive alguns aspectos:
1- Se excluirmos o habitual cavalheirismo, cordialidade e abrangência de Medeiros Ferreira, o campo "republicano" foi uma desgraça: argumentos paupérrimos, total inconsistência ideológica (porque inexistente), enraizamento de velhos e estafados preconceitos e claro está, uma evidentíssima ânsia de manter a Situação que tantas prebendas lhes dá. Os dois jornalistas de serviço nada adiantaram e o sr. Arrastão do Eixo do mal, balbuciou habituais inanidades relativas ao "filho do gasolineiro" (com que indisfarçável desprezo o disse!), etc, acabando por implicitamente se colocar ao lado dos regicidas. Só não percebeu quem é parvo.
Quanto ao Sumo Sacerdote da Grande Loja de Trastes em que Portugal se transformou, enfim, lembro-me apenas das últimas palavras: total recusa da mera hipótese de um referendo. Referendo que há-de ser feito, mesmo que o percamos com apenas 1% dos votos. Para isso precisamos apenas de recolher assinaturas e liquidar a cretinice inventada pelo sr. Jorge Miranda nos chamados Limites Materiais. Quem pensam eles que são? Deuses? Devem estar loucos.
2- Adelino Maltês, Castro Henriques, Teixeira Pinto e Ribeiro Telles, deram bem conta do recado, até porque são sem dúvida, o pior pesadelo dos "republicanos": cultivados, fluentes, com pés assentes na terra e de uma tolerância a toda a prova. Sobretudo, com Passado, coisa que causa imensa impressão a alguns. É curioso ser o "lado de lá" a esgrimir hoje com ossinhos, heroizinhos de pacotilha, fetiches, bustozinhos e toda uma sucata que há muito deveria ter sido reciclada.
No entanto, há quem ainda julgue tudo estar definido. Não está e a simples existência do debate é prova disso. Perda de tempo? Talvez, mas para "eles", porque sabemos bem do estado em que deixarão o país. Os "republicanos" de hoje são afinal, um verdadeiro perigo para aquilo que se chama independência nacional, porque tudo têm feito para levar Portugal a ser mais um florão da coroa dos Bourbon-Castela. O plano é velho e bem conhecido, aliás foi daí que o p.r.p. nasceu e medrou.

De jb a 11.03.2008 às 10:03

Então, meu caro João Gonçalves, não perca tempo.... deixe lá esses assunto para os que se preocupam com o abastardamento deste quintal... realmente "perder tempo" com a discussão da nossa identidade....mas porque é que a "esquerda" perde tanto tempo a defender o regime mamão??

Comentar post

Pág. 1/4

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • João Gonçalves

    Primeiro tem de me explicar o que é isso do “desta...

  • s o s

    obviamente nao é culpa do autor ter sido escolhi...

  • Anónimo

    Estou de acordo. Há questões em que cada macaco se...

  • Felgueiras

    Fui soldado PE 2 turno de 1986, estive na recruta ...

  • Octávio dos Santos

    Então António de Araújo foi afastado do Expresso p...

Os livros

Sobre o autor

foto do autor