Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

portugal dos pequeninos

Um blog de João Gonçalves MENU

CATCH ME IF YOU CAN

João Gonçalves 27 Abr 09

O "SIADAP" é, como a sigla "moderna" indica, um "sistema" de avaliação dos funcionários públicos inventado por este governo. É praticamente preciso curso e mestrado especializados para perceber o dito "sistema" constituído por papeletas e mais papeletas ao bom estilo da pior burocracia soviética. Como todos os "sistemas" estupidamente "complexos" - e este é "complexo" por más razões -, quando aplicado cegamente e de acordo com as "instruções" conduz a absurdos como este. A "modernidade" apregoada pelo governo corre muitas vezes o risco de dar a volta sobre si mesma e de conduzir à necedade pura e simples. Catch me if you can.

12 comentários

De Anónimo a 27.04.2009 às 11:26

Quando eu pensava que isto tinha batido no fundo, não me tinha apercebido que o fundo era de lama. Já estamos mesmo enterrados!

De josé manuel constantino a 27.04.2009 às 11:33

É verdade que o SIADAP é um absurdo.Mas não é verdade que tenha sido inventado por este governo.

De Anónimo a 27.04.2009 às 11:43

Cego? cego é que ele não é.

É feito com a elasticidade suficiente para classificar de M.Bom os boys e girls.

Quem tem culpa são os Sidicatos com as exigencias dos concursos públicos, QUE SÓ SERVEM PARA DESRESPONSABILIZAR quem faz as ditas promoções.Toda a gente sabe que já estão predefinidas pelo juri nomeado à dimensão das promoções que se quer fazer.

Deixem-nos promover à vontade e sobretudo deixem-nos ter que assumir a responsabilidade por inteiro dessas nomeações.........

Zé povinho

De Chloé a 27.04.2009 às 12:37

Isto até parece menor, se pensarmos no que acontece nas Finanças, com os prémios de desempenho atribuídos aos Inspectores que consigam arrecadar mais cobranças (IRS, IRC)
É a subversão total e subreptícia da isenção que se espera da administração pública. E de uma certa (correcta) atendibilidade das garantias dos administrados.
"Catch them, yes you can", deve ser a divisa.

De Francisco a 27.04.2009 às 14:16

Teoricamente, o SIADAP até seria um bom sistema se houvesse condições para ser aplicado. Mas não há: trata-se de uma construção utópica incompatível com a realidade. Acresce que a sua complexidade apenas ajuda a desvirtuá-lo. Na prática, o que se está a passar é que os responsáveis distribuem primeiro as classificações livremente e depois é que vão aos textos legais procurar as "competências" e "objectivos" que as possam justificar. Por outras palavras, o SIADAP está a funcionar às avessas.

De Anónimo a 27.04.2009 às 15:43

Penso que quando este regime temporário passar as pessoas se vão sentir mais à vontade para descrever certas coisas que se estão a passar nas capelas da máquina do estado socialistóide, tanto no campo dos números, como na distribuição das avaliações, promoções, invenção de cargos e contabilidade criativa. É só uma impressão que tenho.

De joshua a 27.04.2009 às 16:45

Tal necedade vírica na Administração só engendrará um ressabiamento justificadíssimo entre a base de 'autómatos' mal representados pelos Sindicatos Dormentes, em bom tempo sequestrados pelo dinheiro.

Não sei se será preciso mais que isto para a ebulição final, afinal, não maior antimodernidade que esta caricatura ridícula.

De Carlos a 27.04.2009 às 16:46

A propósito da tabela de detenções da PSP, para cumprir os objectivos do SIADAP, ainda falta contar um dado curioso. É que, no caso do objectivo previsto (neste caso, 250) ser ultrapassado, aquela esquadra terá uma avaliação NEGATIVA, porque não foi capaz de estabelecer os objectivos com um grau de realismo adequado.
Ou seja, se os guardas detiverem 250 pessoas no primeiro trimestre, terão de fazer vista grossa o resto do ano, senão lá se vai a promoção.
Houve quem dissesse que este país era uma opereta, mas acho que isso é um insulto grave para os compositores de operetas, por mais buffas que sejam.

De Anónimo a 27.04.2009 às 20:28

Este país parece um manicómio ...e muita gente ainda não se deu conta (perdida que anda em futebol e telenovelas).

De Anónimo a 27.04.2009 às 20:36

o pior... é que funciona. agora, ninguém pede a quem não percebe da poda para se comedir no quer tange à pilhéria fácil.

Comentar post

Pág. 1/2

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • Gabriel Pedro

    Meu Caro,Bons olhos o leiam.O ensaio de Henrique R...

  • Maria Petronilho

    Encontrei um oásis neste dia, que ficará marcado p...

  • André

    Gosto muito da sua posição. Também gosto de ami...

  • Maria

    Não. O Prof. Marcelo tem percorrido este tempo co...

  • Fernando Ferreira

    Caríssimo João, no meio da abundante desregulação ...

Os livros

Sobre o autor

foto do autor