Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

portugal dos pequeninos

Um blog de João Gonçalves MENU

Miró "a" mercado

João Gonçalves 14 Jan 14

 

Tudo o que não tenha a ver com o "regresso a mercado", não interessa. Tudo o que não possa ser traduzido em Excel ou em algoritmos, não interessa. Tudo o que revele, para além de outras coisas, um certo sentimento estético da vida ou a mais pequenina possibilidade de prover ao gosto e à sensibilidade, não interessa. Um "activo" é um "activo" que é um "activo" (que o diga o banco Goldman Sachs, essa benemérita instituição, que foi contratada pela Grécia para ocultar perante terceiros a desgraça que a vitimou a seguir, e que agora, pela voz do dr. Esteves - não o de Tabacaria do Pessoa, mas o "nosso homem" no banco - "recomenda" que se prescinda por cá do "cautelar: por que será?), e Miró é um "activo" do BPN, essa coisa em forma de assim que os portugueses só podem apreciar a título "passivo", pagando-o. Barreto Xavier resume perfeitamente o exercício: "a aquisição da colecção de Joan Miró não é considerada uma prioridade no actual contexto de organização das colecções do Estado”. Mas se o BPN está "nacionalizado, nosso", então os quadros do Miró não estão? Ou Miró, nesta lógica de mercearia grossista e grosseira, não pode juntar-se aos contribuintes que sustentam o "lixo" do BPN? Não, definitivamente esta gente não de deixa impressionar pela presença de belos objectos, para usar uma expressão de Walter Pater, nem deixa que os outros, os que pagaram e pagam o "lixo BPN" se deixem impressionar. E, asssim, "as obras continuam a figurar no catálogo para o leilão de 4 de Fevereiro no site da Christie’s, não havendo mais indicações sobre o evento por parte do executivo." Vão "a" mercado.

4 comentários

De Mira-lo a 14.01.2014 às 16:54

E nós já fomos a mercado há muito tempo.Desde que deixaram desconjuntar as contas públicas,especialidade dos nossos governantes desde,lembra-se?
Já não é o "quem dá mais" é o "quem dá".Os intermediários têm a comissãozinha.A luta é agora só entre eles pelo acesso ao nosso espólio.

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • João Gonçalves

    Primeiro tem de me explicar o que é isso do “desta...

  • s o s

    obviamente nao é culpa do autor ter sido escolhi...

  • Anónimo

    Estou de acordo. Há questões em que cada macaco se...

  • Felgueiras

    Fui soldado PE 2 turno de 1986, estive na recruta ...

  • Octávio dos Santos

    Então António de Araújo foi afastado do Expresso p...

Os livros

Sobre o autor

foto do autor