Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

portugal dos pequeninos

Um blog de João Gonçalves MENU

Soares vintage

João Gonçalves 19 Nov 13

 

O melhor que há em Mário Soares é Mário Soares, o homem de liberdade e da coragem serena que substituiu Ramalho Eanes em Belém. É verdade, como ele escreve, que todos nós, os da "época", nos lembramos do que foi a "convivência" política entre estas duas criaturas. Por isso mesmo este texto de Soares não pode ser produto de um qualquer sentimento menor de hipocrisia mas, antes, do que de mais genuíno Soares reserva numa altura da sua vida em que não precisa de fazer prova de coisa alguma a ninguém. «Vai ser feita uma homenagem ao primeiro presidente da República eleito em democracia, Ramalho Eanes. Toda a gente desse tempo sabe que tive algumas divergências com Ramalho Eanes. Mas isso não me impede de o considerar - porque é a verdade - um presidente importante, cumpridor da Constituição, que jurou respeitar e fazer cumprir. E mais: que conseguiu normalizar as Forças Armadas após a Revolução dos Cravos, o Estado de direito e a democracia social e a política de entendimento entre os trabalhadores e os empresários. Participei, como se sabe, activamente na primeira candidatura fazendo campanha em seu favor e fui aliado do chamado Grupo dos Nove, que o apoiou imenso até ao fim e com o qual tanto conspirei nos momentos difíceis, quando era necessário evitar que Portugal se transformasse, como se dizia então, numa espécie de Cuba europeia. Tivemos divergências depois da reeleição do presidente em quem aliás votei. Muitas das pessoas de então, civis e militares, se lembram dessas querelas. Mas isso não exclui que, tantos anos depois, com a crise terrível que hoje se vive - e dado o comportamento do actual Presidente, Cavaco Silva, que não faz caso da Constituição que jurou cumprir e fazer respeitar - deva considerar hoje o primeiro presidente em democracia, Ramalho Eanes, como um exemplo de honestidade à prova de bala e que soube cumprir a Constituição da República. É verdade que nem tudo foram rosas nos seus dois mandatos e que teve, do meu ponto de vista, algumas falhas e maus conselhos. Contudo, para um militar genuíno que veio da guerra colonial directamente para presidente e então sem grande cultura política, havemos de concordar que nunca envergonhou Portugal, antes pelo contrário. Como disse, normalizou as Forças Armadas e enraizou a democracia portuguesa. Por isso o aprecio, respeito e acho oportuna a homenagem que lhe vai ser feita.»

4 comentários

De João Vargas Moniz a 19.11.2013 às 23:26

Ainda que se não goste, Soares pertence ao que o de de melhor a democracia deu a Potugal. Com Eanes Sá Carneiro, Amaro da Costa, Állvaro Cinhal, Carlos Brito, Salgado Zenha, Luis Sá, Jorge Miranda, Mota Pinto, Adriano Moreira. João Amaral, até Guterres; mas a generosidade não chega sequer a Sampaio.
Faltam alguns, decerto. Mas decerto poucos.
Nada sobra.

De Álvaro Fonseca a 20.11.2013 às 05:48

Então e o Rui Mateus?

De Alblopes a 20.11.2013 às 16:30

É verdadeiramente lamentável que o sr.João Gonçalves faça este panegírico ao maior vigarista,trafulha,chulo deste país desde há mais de 50 anos!Uma pessoa lê e nem acredita!Elogiar desta forma este filho de padre e sopeira nem lembra ao diabo!Perguntem-lhe para onde foram os ganhos com o marfim e diamantes que o chamado filho transportava da Jamba!Perguntem-lhe como é que a casa do Vau foi construida naquelas falésias e depois quanto é que o Estado teve de gastar para que a mesma não fosse parar ao oceano!Perguntem-lhe como vivia em S.Tomé e Príncipe,a expensas nossas,por obra do caritativo Marcello Caetano!Perguntem-lhe algo sobre o exílio dourado de Paris!Perguntem-lhe sobre as voltas que deu ao mundo,inclusivè às Seychelles nessa grandiosa demonstração da nossa grandeza perante tão ingente país!Perguntem-lhe quem lhe pagou a instalação da fundação dele e da mulher!Terá sido o Guterres que lhe deu 500 mil contos?E o João soares - presidente da CML - que lhe ofereceu o palácio totalmente remodelado na Rua de S.Bento,para ali se instalar?E que recebe por um escritório ali posto à sua disposição a renda que o Estado lhe continua a pagar?E que no Vau,no Campo Grande e em Nafarros há,permanentemente 12 elementos das forças policiais a fazer vigilância?E que o amigo Melancia continua sem saber porque foi só ele que foi preso por causa dos dinheiros de Macau? Disse-o o Rui Mateus!Pois é:tanto que nós gostaríamos de saber!E o sr.João Gonçalves tão feliz e encantado com a criatura!Lamentável!

De joshua a 20.11.2013 às 18:44

Não gosto de elogios à podridão. As posses e riquezas do velho democrata de bolso cevado sem se perceber como nem porquê, insulta a minha miséria preparada de 2005 a 2011 e consumada entre 2011 e hoje, 2013. Insulta.

Soares e Sócrates só têm um caminho: doarem os seus milhões mal ganhos aos pobres ou serem fodidos por um exército de demónios por alguma eternidade.

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • João Gonçalves

    Primeiro tem de me explicar o que é isso do “desta...

  • s o s

    obviamente nao é culpa do autor ter sido escolhi...

  • Anónimo

    Estou de acordo. Há questões em que cada macaco se...

  • Felgueiras

    Fui soldado PE 2 turno de 1986, estive na recruta ...

  • Octávio dos Santos

    Então António de Araújo foi afastado do Expresso p...

Os livros

Sobre o autor

foto do autor