Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

portugal dos pequeninos

Um blog de João Gonçalves MENU

Coisas que interessam

João Gonçalves 19 Set 12

O Estado colocou 1.291 milhões de dívida em Bilhetes do Tesouro, na linha com maturidade a 18 meses, a segunda vez que o faz com este prazo. Na operação com o prazo mais longo, o juro baixou consideravelmente face ao último (e primeiro) leilão com prazo semelhante, realizado a 4 de Abril, conseguindo-se agora uma taxa de juro média de 2,967% quando, nessa altura, havia sido de 4,537 %. No prazo mais curto, a seis meses, Portugal colocou 709 milhões de euros, pagando uma taxa de juro de 1,7 %, contra os 2,292 % registados na última operação com prazo semelhante efectauda em Julho último. Uma operação bem sucedida de emissão de dívida por contraposição à emissão de barulhos despropositados ainda em curso.

 

9 comentários

De C Vidal a 19.09.2012 às 12:32

Demagogia sua, meu caro.
Depois das decisões do BCE, e da (longa) preparação dessas decisões recentes, o que nos conta é óbvio e não tem nada a ver com esta gente "portuguesa governante" que multiplica o desemprego, a pobreza e o défice. Atenção, mais rigor.

De VLP. a 19.09.2012 às 17:21

Mais rigor tê-lo-ia obrigado a si a considerar que quem criou o desemprego, a pobreza e o défice foi um estilo de governação baseada no ARTIFÍCIO e na ALDRABICE que dura há mais de 15 anos e que nos trouxe aqui. Mas para isso era preciso mais rigor, certo?

De A.Lopes a 19.09.2012 às 18:49

Totalmente de acordo com a sua excelente réplica!É que por vezes custa a ler certos dementes que por aqui pululam!É mesmo o desejo que as coisas corram mal!É preciso ter muita paciência com estes órfãos socratinos !

De C Vidal a 20.09.2012 às 00:39

Está provado que para um fascista obtuso um "socratino" e um comunista é a mesma coisa. A partir daqui, ------------------------------------------

De amendes a 19.09.2012 às 14:09

Parece que não, mas tem a ver com os juros da divida publica.

Quem viu /ouviu ontem João Cravinho, no Parlamento Comiisão inquérito às PPP "gargalhando" descaradamente enquanto justificava a derrapagem de 40 milhões na PPP com a Fertagus ( comboio na ponte Salazar/ Sobre o Tejo) ele, precisamente um dos dos principal" pai" e arquitecto das 70 PPP /PS... ria-se.. ria-se... justicando-se que a derrapagem dos 40 milhões se deveu à falta de experiência... amadorismo .. etc Tantos amadorismos, meu Deus. Só houve profissionalismo nas "negociatas"... aí sim, foram bastante "profissionais". Se Gibraltar falasse... e a D. Candida quizesse ... talvez... talvez (?)... se acabassem as mordomias parisienses!

E não precisávamos de tantos emprestimos.

De Mario Krall a 19.09.2012 às 17:35

O gozo de Cravinho para com o país nessa comissão merecia uma resposta que ninguém lhe quis dar. Também revelou uma chico-espertice que é a passagem de responsabilidade para os estudos (não os seus autores), que utilizou para se descartar de todas as responsabilidades, de modo vergonhoso.

De Carlos Rodrigues a 19.09.2012 às 17:43

As pessoas lêem isto e acham pouco, mas se pusermos as coisas neste termos talvez se apercebam do que está em causa: este empréstimo, se fosse feito em Abril, nos mesmos termos ficaria por + 32 milhões de euros. Ou seja, a credibilidade poupou-nos 3.20€ a cada português. E quanto ao leitor C. Vidal que diz que este efeito é resultado das medidas do BCE e pelo desanuviamento que há na Europa, digo-lhe apenas que Espanha, a tal que recusa austeridade e que está na rua dia sim, dia sim, financiou-se ontem por um preço mais alto do que Portugal, pelo que a teoria não colhe.

De António Nunes a 19.09.2012 às 23:23

Sabe, felizmente o BCE tem vindo a adoptar, gradualmente, uma posição demarcada da senhora alemanha. Ou seja, do sr. Passos. é graças a isso que os ditos mercados nos têm, como a outros, brindado com uma descida das taxas de juro.
Agora, para quem, como este governo, tem dito que a crise era sobretudo doméstica (o que para o correio da manhã pode ser aceitável) as coisas não têm corrido como se esperava: falharam em tudo. Até nas ditas poupanças no estado, é increditável como encheram os gabinetes ( e tudo o mais) de gente muito bem paga (imagine, 14 meses de ordenado, esses marxistas). Mais, as ditas fusões apenas acrescentaram despesa, nem um cêntimo poupado.
No fundo, o pior ainda está para vir: valorização do euro, quebra do consumo interno, um pote cada vez mais pequeno, ministros (especialmente o 1º) mal preparados.
Façam-nos o favor de ir para a Europa com um discurso por Portugal (não por alguns de Portugal) e esqueçam o salazar, o friedman e quejandos e todos esses tiques ultramontanos, ponham, de uma vez por todas, este país novamente a formar pessoal qualificado, a prestar cuidados de saúde iguais aos da europa civilizada e a apostar nas energias renováveis e nós perdoamos e damo-vos o benefício da dúvida.

De Não tenho SAPO no blogue a 20.09.2012 às 12:00


"É uma injustiça, é o que é!..." (Kalimero)

Força, Passos! Força Relvas! Mostrem a estes só cretinos (e nada mais) como o Povo é tão ingrato (para além de ignaro): tão deselegante, emite barulhos despropositados enquanto vós estais a salvar Portugal! Não ligueis, a História Pátria vos agradecerá...

E Deus, lá no Alto, tem à vossa espera um lugar bem merecido, que vos aguarda, ansiosamente.

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • João Gonçalves

    Primeiro tem de me explicar o que é isso do “desta...

  • s o s

    obviamente nao é culpa do autor ter sido escolhi...

  • Anónimo

    Estou de acordo. Há questões em que cada macaco se...

  • Felgueiras

    Fui soldado PE 2 turno de 1986, estive na recruta ...

  • Octávio dos Santos

    Então António de Araújo foi afastado do Expresso p...

Os livros

Sobre o autor

foto do autor