Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

portugal dos pequeninos

Um blog de João Gonçalves MENU

«Blogue de um assessor do actual Governo»

João Gonçalves 12 Fev 12

Há dias um colega, interessado por livros e banda desenhada, chamou-me a atenção para o número de Janeiro da revista Ler. Trazia uma entrevista com o poeta e cronista Manuel António Pina realizada por Carlos Vaz Marques. Enviou-me cópia. Lá pelo meio M. A. Pina fala, com graça e alguma maldade, do Joaquim Manuel Magalhães, meu amigo de sempre e professor numa aventura na Faculdade de Letras. E de blogues. Diz o poeta, e cito Miguel Serras Pereira, que «há um conjunto de blogues de que sou afim: Entre as Brumas da Memória, duma senhora com quem até já me correspondi, o Der Terrorist, o Vias de Facto. E depois também frequento outro tipo de blogues: o Blasfémias, que é um blogue de direita, o 31 da Armada, monárquico, o Arrastão, o Aventar, o 5Dias, o Meditação na Pastelaria, da Ana Cristina Leonardo, de quem gosto muito, o Portugal dos Pequeninos…» A seguir Vaz Marques "recorda" ao entrevistado que este último é um "blogue de um assessor do actual Governo" como se fosse esse o "ponto" de um blogue com mais de oito anos de existência, ou se ser assessor de um Governo, e deste em especial, fosse incompatível com o gosto de M. A. Pina visto por Vaz Marques e, no limite, uma coisa imprópria para um intelectual ler. Mas o poeta cronista respondeu. «É (um blogue de um assessor do actual Governo). Chama-se João Gonçalves. Por acaso tenho tendência a concordar com muitas das coisas que ele escreve. São afinidades. E isto para quê? À procura de uma coisa que me dê uma espécie de clique. Eu não posso dar notícias, as notícias já estão dadas.» Venha sempre, Manuel.

1 comentário

De Fernando Martins a 13.02.2012 às 22:13

Manuel António Pina, para além de escrever bem (crónicas e poesia...) e saber responder bem a insultos (veja-se o caso Marinho e Tinto e a fantástica resposta de MAP), tem bom gosto. Ser assessor do governo é um cargo como outro qualquer (dá mais responsabilidades ao autor do blog, pois a sua posição pessoal pode complicar-se em certos casos em que discorde do governo) mas nada tira do que de bom aqui se lê, vê ouve e sente. Não concordando com tudo o que autor deste blog escreve, gosto imenso de o ler.
Finalmente, há que salientar uma diferença entre este blog e o seu autor (que não é anónimo, tem nome foto e passado) e um outro que, felizmente o MAP não citou - um tal de Câmara Corporativa - de um anónimo chamado Abrantes e do seu alter-ego Magalhães, que (diz a f.) era um nome coletivo para assessores do cretino que fugiu para Paris darem dicas à imprensa e aos apaniguados do pseudo-engenheiro.

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários

  • João Gonçalves

    Primeiro tem de me explicar o que é isso do “desta...

  • s o s

    obviamente nao é culpa do autor ter sido escolhi...

  • Anónimo

    Estou de acordo. Há questões em que cada macaco se...

  • Felgueiras

    Fui soldado PE 2 turno de 1986, estive na recruta ...

  • Octávio dos Santos

    Então António de Araújo foi afastado do Expresso p...

Os livros

Sobre o autor

foto do autor